Aposentadoria Por Idade – confira as novas regras

Publicidade

Aposentadoria por idade no INSS – A aposentadoria por idade do trabalhador foi alterada por uma nova portaria publicada no Diário Oficial da União no mês de julho de 2017.

A portaria determina que a partir de agora haverá o reconhecimento automático do direito de aposentadoria por idade ao atingir o prazo para isso. Anteriormente, o reconhecimento não era automático, era necessário entrar com o pedido. Abaixo você tem mais informações sobre a aposentadoria por idade.

Publicidade

idade-para-aposentadoria

Aposentadoria por idade – comunicação pelo INSS

O reconhecimento automático da aposentadoria se dará por meio da verificação das informações que constam nos sistemas do INSS e também nas bases de dados do governo. Ao fazer esta verificação o INSS enviará um comunicado aos seus segurados informando sobre a concessão do benefício.

Requerimento de aposentadoria – como solicitar pelo telefone

O segurado após ser comunicado sobre a sua aposentadoria poderá, a partir disso, requerer o seu benefício através do número de telefone 135 que é da central de atendimento da Previdência Social.

Para finalizar, o pedido da aposentadoria, será solicitado ao segurado a confirmação de algumas informações como dados pessoais por exemplo. Essa confirmação já existia quando a solicitação era feita por agendamento.

Publicidade

Confirmar meu benefício – como devo proceder?

A portaria informa que o benefício pode, sim, ser confirmado no ato da confirmação dos dados através da ligação para a Previdência Social, mas também poderá ser solicitado um contato posterior para que haja a confirmação. Mas a data que será considerada como a data de entrada para o requerimento será a data do pedido feito através da ligação para a central.

Concessão do benefício – como saber se o benefício foi concedido?

O INSS após fazer o processamento do reconhecimento do direito da aposentadoria por idade do trabalhador enviará automaticamente um comunicado ao solicitante onde indicará as informações sobre os dados do pagamento do benefício e da sua concessão.

Aposentadoria por idade – o que você evita com o reconhecimento automático

O benefício da aposentadoria não era reconhecido de forma automática. O trabalhador necessitava fazer o agendamento do seu pedido por telefone ou comparecer até uma agencia da Previdência Social para dar entrada no requerimento.

O principal benefício do reconhecimento automático é evitar filas e dar mais comodidade ao solicitante, que pode fazer tudo pelo telefone e sem se deslocar a uma agência do INSS.

Idades Para Aposentadoria – confira quando você poderá se aposentar

Lembrando também que atualmente para a aposentadoria por idade, o trabalhador deve ter, no mínimo:

  • homens: 180 meses trabalhados e a idade mínima de 65 anos;
  • mulheres: de 60 anos;
  • agricultores familiares e os segurados especiais: tem a idade mínima reduzida em 5 anos, portanto, esta nova regra não vale para eles.

É importante que o trabalhador tenha mais facilidade para requerer um benefício que é seu direito, após anos de trabalho e dedicação é essencial que a Previdência Social reconheça este direito com maior celeridade tornando o acesso por parte do cidadão mais rápido e fácil. O reconhecimento automático da aposentadoria traz ao segurado mais tranquilidade com relação ao acesso ao que é seu por direito.