Carteira de Vacinas Digital

Publicidade

Carteira de Vacinas – A carteira de vacinas é um documento conhecido de todos. Há muito tempo utilizado, participou da erradicação de diversas doenças de nosso país. Atualmente é um documento defasado, ultrapassado, já que não possuía uma versão digital, dificultando seu uso.

O aplicativo Conecte SUS, que permite o acesso ao cartão SUS digital, tem como uma das funções acompanhar a vacinação, atendendo essa necessidade e fazendo a ligação entre o acompanhamento do SUS e a população brasileira. Abaixo você tem mais informações sobre a carteira de vacinas online.

Publicidade

carteira-de-vacinas-digital

Carteira de Vacinas – aplicativos para fazer acompanhamento da vacinação

A carteira de vacinas tradicional, de papel, logo será substituída por uma versão digital, com integração ao SUS, trazendo segurança aos segurados e garantindo que os objetivos de saúde estão sendo atingidos. Atualmente existem diversos aplicativos disponíveis para o controle de vacinação, como por exemplo:

  • Vibe Saúde;
  • Carteira de Vacinação Digital;
  • Caderno de Vacinas Digital;
  • Minhas Vacinas;
  • Vacine.me.

Porém, apesar de serem boas opções, nenhum deles tem integração com o Sistema Único de Saúde. Isso significa que o controle de vacinas é feito apenas pelo usuário, não passando pelo controle médico do SUS ou atualizando o seu cadastro nesse sistema.

Vacinas para Covid-19 – como acompanhar as doses

Considerando a importância de estar em dia com a vacinação das doenças que já eram um problema e, agora, com a pandemia do novo coronavírus, uma carteira de vacinas prática, de fácil manuseio é cada vez mais necessária.

Publicidade

A necessidade de acompanhamento é maior nesse período. São diversos tipos de vacinas, de vários fabricantes. Os intervalos variam entre cada dose e, em alguns casos, nem há segunda dose. Sendo assim, é fundamental acompanhar de perto a aplicação e ter um controle de vacinas em uma carteira prática, de fácil atualização, inclusive.

Conecte SUS – aplicativo do SUS para acompanhar a vacinação

O atual sistema online de vacinas é acessado através do aplicativo Conecte SUS. Porém, como a carteira de vacinas é somente uma das funções do aplicativo, ainda deixa a desejar em diversos aspectos. Mas o Congresso vem analisando a proposta da criação de um novo serviço, específico para vacinação: o Cartão Nacional de Vacinação Online para o Covid-19.

O novo documento terá vinculação ao CPF da pessoa e tem algumas funcionalidades interessantes, facilitando o manuseio pelo usuário.

Carteira de Vacinas Digital – como acessar no celular

A expectativa é que o novo aplicativo tenha integração com a carteira de vacinas online do Conecte SUS, trazendo praticidade e oferecendo todas as informações necessárias para a manutenção da saúde do segurado do SUS.

Veja como acessar a carteira de vacinação online do aplicativo Conecte SUS pelo celular:

  • O Conecte SUS está disponível para dispositivos Android e iOS;
  • O processo para utilizar o aplicativo em celulares é semelhante ao de acessar o site;
  • Primeiro faça download do Conecte SUS para Android na Play Store ou na App Store para iOS;
  • Entre com o número do seu CPF, caso já tenha cadastrado um usuário no site Gov.br;
  • Depois entre com sua senha;
  • Selecione o campo “ Histórico” na parte de baixo da tela;
  • Depois selecione vacinas.

Uma das principais vantagens de utilizar o aplicativo Conecte SUS para o controle da vacinação do seu filho é que não se perde o registro das vacinas já realizadas. Por estar em um banco de dados online, não há perigo de se perder essas informações ao trocar de celular, por exemplo.

Diferentemente das carteiras de vacinas antigas, de papel, que as mamães precisavam de uma bolsa para o transporte do documento. O registro feito no Conecte SUS pode ser consultado de qualquer aparelho, inclusive, desde que você possua a senha e o usuário, não sendo necessário ser realizado sempre do mesmo aparelho.