CNIS – o que é e qual sua importância para o trabalhador

Publicidade

CNIS – O CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, é o extrato mais importante que se pode ter da sua Previdência.

Afinal ele inclui todos os vínculos empregatícios do trabalhador, os salários que recebeu bem como a contribuição que fez a Receita Federal durante este período. Abaixo você tem mais informações sobre o CNIS.

Publicidade

extrato-cnis

CNIS – como o cadastro reúne toda a sua vida profissional

Caso o trabalhador por algum motivo, tenha durante sua trajetória perdido documentos para comprovar seu tempo de serviço, o extrato CNIS, que pode ser emitido online.

O CNIS pode provar a existência dos contratos de trabalho e também das contribuições efetuadas durante toda a vida profissional.

CNIS – comprovação da vida trabalhista

O CNIS contém muitas informações sobre toda a vida profissional do trabalhador. Contudo, muitas empresas podem ter perdido os documentos, ou mesmo o trabalhador não ter mais posse de outras formas de provar seus períodos trabalhados.

Publicidade

Assim, o Cadastro Nacional de Informações Sociais pode permitir o acesso aos benefícios do INSS.

CNIS com dados incorretos – como devo proceder?

Alguma empresa pode ter repassado valores errôneos ao cadastro do funcionário. Ou mesmo não atualizado os salários que mudaram durante o decorrer do tempo trabalhado na empresa, não precisa ficar com medo, é possível retificar os dados cadastrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Cadastro CNIS – passo a passo como fazer

O próximo passo é a autenticação do usuário para acessar o serviço, sendo necessário ter o CPF em mãos e a sua senha de acesso.

Para quem possui a senha, para acessar o INSS benefício, é só efetuar o login com o número do seu CPF e a senha além de digitar alguns números ou letras como forma de autenticação ou código de segurança.

Passo a passo – como gerar a senha do cadastro

Veja como cadastrar uma senha, caso ainda não possua:

  • na mesma janela de autenticação, à direita, acesse a opção de cadastro;
  • no formulário do cadastro, informe o número do CPF;
  • digite o seu nome completo;
  • informe, também, o nome da mãe e data de nascimento;
  • ao finalizar, o site gera uma senha temporária;
  • para validação da senha, é necessário ligar para o número 135 ou ir a uma agência da Previdência Social sem agendamento.

Ao acessar o link da Previdência Social, novamente haverá uma notificação de senha expirada, neste momento o cidadão deverá criar a sua senha pessoal e preencher os campos de acesso ao extrato novamente com seu CPF e senha juntamente com a autenticação citada acima. Após isso, o extrato será exibido na tela.

Consultar cadastro pelo banco – veja como fazer

Quem tem conta no Banco do Brasil, ou na Caixa Econômica Federal, pode acessar diretamente do site de seu banco, e ver o extrato previdenciário. Estando assim fiscalizando todos os lançamentos e atualizações que ocorrem no seu cadastro.

Consultar CNIS – como fazer na agência INSS

Indo a uma agência do INSS você pode também ter acesso ao seu cadastro completo, bem como na agência você pode pedir as retificações, caso necessite corrigir algum dado que esteja sido lançado erroneamente no cadastro.

Acesso CNIS pela internet – veja como acessar

O governo federal criou o portal denominado Meu INSS  onde é possível além de agendar perícias e atendimento no INSS, realizar várias consultas, entre elas pode ser pedido o CNIS.

Ao acessar o portal irá pedir o CPF e a senha, mas caso você não tenha nunca acessado o portal, e portanto não tenha nenhuma senha de acesso, é possível através de um formulário preencher os seus dados e criar uma senha temporária.

Senha definitiva – como criar

A senha temporária deve ser validada, ligando para o número de atendimento do INSS, que é o 135, será feito várias perguntas sobre os trabalhos que a pessoa já teve, afim de verificar que não é outra pessoa tentando acessar suas informações. Então é definida a senha como definitiva e se pode acessar o sistema.

Veja por que você dever ter o CNIS em mãos sempre

Com este documento em mãos você pode conferir todo o seu histórico trabalhista. Mesmo que não esteja buscando acessar algum benefício do INSS no momento, manter sempre seus dados em ordem agiliza muito o processo de acesso de algum benefício quando for necessário.