Consulta Benefício INSS – passo a passo da consulta extrato pagamento

Publicidade

Consulta Benefício INSS – A Consulta Benefício INSS pode ser realizada pelos muitos cidadãos brasileiros que recebem um INSS benefício, podendo consultar seu extrato de forma online, pela internet, sem precisar enfrentar longas horas de filas como era antigamente.

A consulta benefício INSS pode ser feita pelo CPF, inclusive. A grande vantagem da consulta INSS online é a facilidade e a comodidade de dispensar o deslocamento até uma agência. Abaixo você tem mais informações sobre a Consulta Benefício INSS.

Publicidade

consulta-de-beneficio-inss

Consulta Benefício INSS – como fazer a consulta online

O Previdência Social extrato é um documento que comprova a renda de quem recebe o benefício, e nele, estão detalhados os valores e data de pagamento. Através da internet somente é possível emitir o último extrato. Já para os extratos anteriores é preciso procurar uma agência da Previdência Social. Veja como fazer a emissão do extrato de pagamento INSS.

Onde acesso o extrato INSS para consulta?

Através de uma INSS consulta, é possível ter acesso online a diversos serviços. Para emitir um Previdência Social extrato é preciso fazer login. No canto superior direito encontramos esta opção na figura de um rosto que demonstra a área do usuário.

Consulta Benefício INSS – como fazer seu cadastro?

O próximo passo é a autenticação do usuário para acessar o serviço, sendo necessário ter o CPF em mãos e a sua senha de acesso. Para quem possui a senha, para acessar o INSS benefício, é só efetuar o login com o número do seu CPF e a senha. Também é necessário inserir números ou letras para fazer a autenticação ou código de segurança.

Publicidade

Passo a passo – como gerar a senha

Veja abaixo o passo a passo para cadastro de senha:

  • Na mesma tela usada para autenticar, no lado direito, acesse a opção “Cadastro”;
  • A seguir, informe o número do seu CPF;
  • Insira o seu nome completo;
  • É necessário informar, também, o nome da mãe;
  • Insira a data de nascimento no campo correspondente;
  • Ao concluir, será gerada uma senha temporária;
  • A validação da senha é realizada através de ligação para o número 135 ou você pode se dirigir a uma agência da Previdência Social sem agendamento.

Ao acessar o link da Previdência Social, novamente haverá uma notificação de senha expirada, neste momento o cidadão deverá criar a sua senha pessoal e preencher os campos de acesso ao extrato novamente com seu CPF e senha juntamente com a autenticação citada acima. Após isso, o extrato será exibido na tela.

Outros locais que você pode consultar

Caso algum cidadão ainda não possua acesso a internet, essa mesma consulta do INSS benefício pode ser feita no banco em que o segurado recebe o benefício, mediante o uso do cartão e a senha que já é usada para o saque do valor.

Consulta Benefício INSS – o que mais posso fazer no portal Meu INSS?

A importância e facilidade de emitir um extrato de pagamento pelo portal MEU INSS se dá porque na grande maioria das vezes o benefício que o cidadão recebe todos os meses é sua única fonte de renda, e ao tentar fazer algum empréstimo em banco, cadastros pessoais em lojas ou outros serviços de grande relevância, quase todos exigem um comprovante de renda.

Com o extrato do INSS benefício em mãos, o cidadão consegue acessar facilmente, controlar, e comprovar sua renda, da mesma forma que ao encontrar alguma irregularidade no pagamento, pode prontamente identificar e informar o INSS.

É muito fácil emitir um extrato de pagamento do INSS. A consulta pode ser feita a qualquer horário do dia e qualquer dúvida basta entrar em contato com a central de atendimento do INSS que é gratuita.