Extrato INSS – passo a passo como emitir

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Extrato INSS – O Extrato INSS não é apenas um comprovante de que o beneficiário possui saldo a receber ou que o valor do benefício, aposentadoria ou auxílio do mês está disponível para saque o seu INSS benefício.

A importância do documento é muito maior, a ponto de poder ser aceito como comprovante de rendimentos do segurado da Previdência Social. Abaixo você tem mais informações sobre o Extrato INSS.

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Extrato INSS – veja até quando você pode usar

Disponibilizado ao segurado que recebe benefício INSS através das instituições bancárias conveniadas e pagadoras do benefício INSS, o extrato da previdência é uma espécie de comprovante da previdência social consulta. O segurado da previdência que recebe do INSS benefício ou aposentadoria poderá utilizar o extrato durante 90 dias, tempo em que o mesmo é válido.

Extrato previdenciário – para que serve esse documento

O extrato INSS possui algumas funções específicas, permitindo ao brasileiro que possua pagamento INSS acessar alguns benefícios, utilizando-o como documento oficial: o Previdência Social, extrato de pagamento.

Além de comprovante da condição de segurado da Previdência, nas situações em que órgãos públicos ou outras entidades possam exigir esse tipo de informação, esse extrato também é comprovante de renda da Previdência Social. Outra função muito importante, é que o extrato dos rendimentos do INSS é comprovante do direito de passagens de ônibus gratuitos ou com desconto, em caso de viagem interestadual. Essa condição é aplicada às pessoas com idade maior de 60 anos e rendimentos até o limite de 2 (dois) salários mínimos nacionais vigentes. O desconto na passagem pode chegar a 50% para as pessoas que possuem esse direito. É importante lembrar que esse documento deverá ser apresentado juntamente com um documento com foto para a comprovação das informações necessárias.

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Extrato de contribuições – que informações posso encontrar ali?

Como características gerais, o extrato INSS conterá os dados cadastrais do segurado, o mês a que se refere o pagamento, informações sobre o benefício ou aposentadoria, rubricas e valores que dizem respeito aos créditos e débitos. Através das instituições pagadoras do benefício INSS, é possível emitir, sem custo algum, o extrato dos últimos três meses, além do mês corrente. Conforme a maneira que o beneficiário recebe, se por meio de cartão de pagamento ou de conta corrente, poderá acessar, igualmente seu extrato.

Consulta online do Extrato – o que é preciso para emitir o extrato?

A Previdência Social disponibiliza, também, a consulta ao INSS benefício online. A Dataprev, empresa de processamento de dados, ligada ao governo e ao INSS é que emite o documento. As informações necessárias para a emissão do seu extrato são o número do benefício, a data de nascimento, o nome do beneficiário e o CPF do mesmo. Clicando aqui você acessará a página da Dataprev, podendo emitir por aqui o seu extrato. Após acessar a página da Dataprev, digite seus dados nos campos correspondentes. Digite, também, o código de segurança no campo próprio e clique em visualizar.

Emissão do extrato dos meses anteriores – onde posso fazer?

Também conhecido como Extrato de Pagamento, o extrato da previdência comprova a renda do segurado do INSS, contendo valores, data de pagamento e outros detalhes importantes. A emissão online do documento só poderá ser feita do mês corrente. Para extratos dos meses anteriores, será necessário ir até uma agência ou posto da Previdência Social.

Como emitir o extrato do INSS – passo a passo

Emitir o seu extrato INSS online é muito simples. Confira, agora, o nosso tutorial para emissão online do extrato do INSS. Siga os passos e emita em casa o seu extrato, sem precisar ir até a agência bancária ou da previdência social.

Passo a passo para obter extrato de pagamento de benefício

  • 1. Entre no site meu.inss.gov.br (abra Histórico de Créditos)
  • 2. Clique em “Fazer login”
  • 3. Caso ainda não possua senha, clique à direita para cadastrar uma
  • 4. Anote a senha que foi gerada
  • 5. Ligue no 135 e valide a senha ou faça isso em qualquer Agência da Previdência Social (sem agendamento)
  • 6. Acesse o link novamente. Haverá notificação de “Senha expirada” para que você crie sua própria senha
  • 7. Após o preenchimento com a senha criada e o CPF, o extrato será exibido

As instituições bancárias também oferecem este serviço nos auto atendimentos, bastando utilizar o cartão e a senha que você já possui para receber o seu benefício.