Revisão de Aposentadoria – como fazer o pedido de revisão

Publicidade

Revisão de Aposentadoria – A revisão de aposentadoria é um direito que o aposentado tem de pedir para fazer novo cálculo da aposentadoria, gerado por algumas situações recentes na previdência social. É importante lembrar que nem todos os aposentados têm o direito de revisar a aposentadoria. Além disso, entre esses, são diversos os tipos de revisão de aposentadoria, o que requer saber em qual você se enquadra.

Como o objetivo da revisão de aposentadoria é aumentar o valor da aposentadoria, esse passo é fundamental. Cada tipo de revisão possibilita um percentual de aumento em seu benefício. Abaixo você tem mais informações sobre a revisão de aposentadoria.

Publicidade

revisao-da-vida-toda

Revisão de Aposentadoria – você pode estar recebendo menos do que tem direito

A revisão de aposentadoria busca aumentar o valor do benefício de quem tem esse direito. As reformas e atualizações nas normas deixam alguns dos segurados em situações desfavorecidas em que seus benefícios não condizem com as contribuições feitas durante o tempo em que trabalhavam.

Por esse motivo é possível solicitar a revisão de aposentadoria, como você verá logo abaixo.

Carta de concessão e onde fazer o pedido de revisão

A carta de concessão INSS traz todas as informações necessárias para o contribuinte. Ali você pode consultar os parâmetros de análise do INSS que é a memória de cálculo da aposentadoria e os salários de contribuição utilizados para fazer o cálculo aposentadoria.

Publicidade

Para fazer a revisão de aposentadoria você pode solicitar o processo administrativo do benefício. Veja onde você pode fazer o pedido:

  • Site Meu INSS;
  • Aplicativo de celular MEU INSS;
  • Telefone 135 do INSS.

Revisão da vida toda e outros tipos – os tipos de revisão que você pode pedir

A revisão da vida toda é apenas uma das revisões que você pode pedir. Ao todo são sete tipos de revisões de aposentadoria. Algumas são solicitadas na justiça e outras são solicitadas diretamente no INSS. Veja quais são os tipos de revisão de aposentadoria:

  • Revisão da vida toda;
  • Revisão do teto;
  • Revisão do buraco negro;
  • Revisão do período insalubre;
  • Revisão do erro no cálculo para quem teve dois empregos ao mesmo tempo;
  • Revisão após ação trabalhista e
  • Revisão dos auxílios.

Entre essas, somente as 2 últimas dessa lista, revisão após ação trabalhista e revisão dos auxílios, podem ser pedidas gratuitamente direto no INSS. As outras são feitas através da Justiça e, se o valor for abaixo de 60 salários mínimos, podem ser feitos nos JEFs – Juizados Especiais Federais – dispensando o advogado. O advogado só será necessário se os valores forem maiores que 60 salários mínimos, quando o pedido de revisão deverá ser feito na Justiça Federal.

Prazo de revisão INSS – veja o prazo para entrar com o pedido de revisão

Um fator importante que você deve estar atento é o prazo para solicitar a revisão da aposentadoria. Se você deixar passar o prazo, perderá o direito de fazer a revisão do benefício. O prazo para solicitar a revisão da aposentadoria é de 10 anos após você ter recebido a primeira aposentadoria ou pensão, se esse for o caso. A partir do mês seguinte inicia a contagem do prazo.

Então fique atento. Se houver dúvidas sobre o valor de sua aposentadoria ou possibilidades de rever a sua aposentadoria, não espere o tempo passar para não perder o seu direito. Também é importante lembrar que, além de você, o INSS poderá rever o cálculo da aposentadoria do segurado. Para isso, o INSS tem o mesmo prazo que você para fazer a revisão da aposentadoria.

Prazo para receber – saiba como fazer se seu pedido de revisão foi aprovado

Se sua aposentadoria for revisada, você receberá os valores atrasados relativos aos últimos cinco anos do benefício ou até a data em que foi concedida a aposentadoria, se você recebe a menos de 5 anos.

Se a revisão foi solicitada na Justiça e o valor da revisão é de até 60 salários mínimos, você poderá receber em um dos lotes mensais que são liberados. Se os valores da revisão forem acima de 60 salários mínimos, você deverá aguardar a liberação dos lote anuais.

Para quem solicita revisão de aposentadoria diretamente no INSS, se houver correção de valores essa diferença será paga diretamente no pagamento da aposentadoria.

Quem tem direito a pedir uma revisão da aposentadoria

O pedido para rever o benefício pode ser feito a partir do momento que o beneficiário não concorde com os critérios utilizados pelo INSS para o valor da aposentadoria. Ou seja, se você não concorda com o que está recebendo como aposentadoria, pode pedir revisão.

Mas lembre-se: não concordar com o valor da aposentadoria não é suficiente para entrar com um pedido de revisão. Para isso é necessário que, comprovadamente, haja um erro de cálculo da aposentadoria por parte do INSS. Estar com a documentação em dia, incluindo comprovantes de contribuição para a Previdência Social, é imprescindível em casos como esse.